O suporte para tubulações é um grupo de vários produtos amplamente utilizados para gerar sustentação e conexão de linhas de tubulações industriais robustas (aéreas ou terrestres) ou de grande volume de líquidos. Isso porque possuem diversos modelos, tamanhos e componentes rosqueados, que permitem ajustes da altura e comprimento para praticamente qualquer tipo de aplicação.
Estes produtos desempenham um papel fundamental na manutenção da tubulação, pois proporcionam estabilidade, reduzem vibrações, resistem a altas temperaturas e distribuem o peso de forma equilibrada. Isso minimiza o risco de desgaste, fissuras e outros danos que podem comprometer a integridade do sistema de tubulação como um todo.
Podem ser fabricados em materiais como aço carbono, aço inox ou aço liga, empregando ou não elementos isolantes de temperatura e vibrações, e possuir acabamento pintado e galvanizado, gerando maior durabilidade.
Entre os tipos de suportes para tubulações se destacam: sapatas (simples e compostas), berços, abraçadeiras, tirantes, esticadores, grampos A, U e V, olhais, pendurais, conectores, entre outros.