As grades de piso podem ser fabricadas em aço carbono, aço inoxidável e alumínio.
Mas qual é a diferença do uso desses materiais e onde geralmente são utilizados?
As grades em aço carbono, são as de uso mais comum devido a dureza, alta resistência mecânica e boa resistência a corrosão, desde que sejam revestidas com galvanização a quente (zincagem). Podem ser aplicadas em estruturas metálicas, plataformas, mezaninos, canaletas, escadas de incêndio, passarelas, etc.
As grades em aço inox, são geralmente empregadas em locais que necessitam de maior resistência a corrosão e aspecto mais límpido, pois também possuem alta resistência mecânica, sem precisar de uma cobertura superficial como as grades de aço carbono. Por isso, geralmente são indicadas para empresas do ramo químico, petroquímico, farmacêutico, fertilizantes, agronegócio, alimentício, hospitalar, etc.
Já as grades em alumínio, são geralmente aplicadas em locais que necessitam de resistência a corrosão com aspecto límpido, porém que possuam maior leveza nas peças para seu manuseio ou mesmo disposição em locais aéreos. Possui boa resistência mecânica, porém inferior aos materiais em aço carbono e aço inox e com a metade do peso dos outros materiais. Geralmente são utilizadas por empresas de arquitetura e dos ramos químico, petroquímico, farmacêutico, alimentício, hospitalar, entre outros.